segunda-feira, 12 de março de 2018

FILOSOFIA COMO ATIVIDADE DE REFLEXÃO CRÍTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CIDADANIA

A filosofia ocidental surgiu, na Grécia Antiga, no séc. VI a. Cristo.
Resultado de imagem para filosofia

Alguns fatores contribuíram para esse fato: navegação, democracia, moeda e calendário.

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo da história, pois, foi a primeira pessoa a tentar responder as questões do seu contexto de forma filosófica, entendida como aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemática da realidade natural, sem recorrer ao auxílio dos mitos. Para o filósofo, a água é o elemento primordial.

O termo filosofia foi criado pelo filósofo e matemático Pitágoras e quer dizer: Philo+ Sophia. Philo=amor ou amizade e Sophia= sabedoria.

Resultado de imagem para sophia philo para pitagoras

No entanto, como dizia o filósofo alemão Kant (sec XVIII): ‘’Não se aprende filosofia e sim a filosofar’’.

Por que não se aprende a filosofia?
Justamente porque a filosofia não é algo pronto e definitivo assim como o ser humano e o Ser, os seus objetos de estudo, pois a cada fato novo surgem novas questões e até mesmo questões tão antigas quanto a humanidade, tais como; O que somos? De onde viemos? O que estamos fazendo aqui? Há vida após a morte? Continuam em aberto para novas reflexões.

Quando se fala em Filosofia é importante salientar que essa atividade humana de reflexão possui mais de dois milênios e meio de história e há inúmeros filósofos e filosofias e, muitas vezes elas são contraditórias entre si.
Resultado de imagem para filosofia
O que disse alguns filósofos sobre a filosofia? Para Merleau-Ponty (1908-1961) - "A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo." Gilles Deleuze (1925-1996) e Félix Guattari (1930-1993) - "A filosofia é a arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos... O filósofo é o amigo do conceito, ele é conceito em potência... Criar conceitos sempre novos é o objeto da filosofia."

Em termos gerais, a Filosofia é uma constante atividade de reflexão crítica sobre a totalidade do Ser (ser humano, natureza, mundo, universo, infinito) que tem como produto a formação de conceitos.
Segundo Aristóteles a filosofia se origina com o espanto(admiração).
Isto é, os seres humanos se dispõem a filosofar quando algo da sua rotina cotidiana lhe desperta atenção e exige reflexões e respostas lógicas e racionais.
Imagem relacionada
Como podemos filosofar?
Filosofar é identificar algo na realidade cotidiana que nos causa espanto/admiração e analisar diversas opiniões, percepção, criar generalizações e por último, formular conceitos.

O esquema do filosofar seria: reflexão sobre opiniões, impressões e ideias+ uso da razão crítica que cria generalizações= conceito (produto do filosofar)

O conceito é a base do pensamento filosófico.
Criamos conceitos para organizar e explicar o que pensamos e sentimos sobre coisas, fatos, ideias e pessoas. O conceito representa a essência de algo que foi pensado.

Mas afinal o que a Filosofia tem a ver com a cidadania?


A filosofia surgiu com a propagação de cidadania na pólis dos gregos antigos e tem como objeto estudo os principais conceitos relacionados a vida social: política, ética, cidadania, liberdade,  direitos, estado, formas de governo e se levarmos em conta que, segundo o filósofo Antônio Gramsci: ‘’todos os homens são filósofos’’ e quando entendem que a realidade social é problemática e não natural e , a partir de tal constatação, começam a questionar a mesma e buscam explicações lógicas e racionais, isto é, realizam reflexão crítica sobre o mundo social a sua volta com o objetivo de buscar respostas objetivas e coerentes.
Resultado de imagem para filosofia

Logo uma pessoa que possui o pensamento crítico e é capaz de refletir sobre a sociedade da qual faz parte e o lugar que ocupa nela certamente será um cidadão consciente dos seus direitos e deveres e um cidadão de bem

Autor: Michel Gustavo de Almeida Silva.




2 comentários:

Refletindo sobre a ética na atuação do Organismo Internacional ONU ( 2° Ano - Novo Ensino Médio - 4°Bimestre)

Acesse o site, disponível em: https://infoonu.wordpress.com/2012/11/16/criticas-a-atuacao-da-onu/ -Leia o texto: Críticas a atuação...