segunda-feira, 21 de maio de 2018

A TEORIA ORGANICISTA DE ESTADO, DE PLATÃO (ATIVIDADE AVALIATIVA: MAPA MENTAL)

A TEORIA ORGANICISTA DE ESTADO DE PLATÃO


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Platão, discípulo do mestre Sócrates, sofreu profunda sequelas com a condenação do mestre pela sociedade democrática ateniense.
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A condenação de Sócrates fez Platão colocar em xeque o regime democrático.

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Platão precisava encontrar uma solução melhor para os problemas sociais do seu contexto, melhor do que a vigente. Afinal, Platão pensava: ''que sociedade é essa que condena o seu filho mais nobre, apenas por questionar a sociedade?

Todo o projeto político platônico foi traçado a partir da convicção de que a Cidade-Estado ideal deveria ser obrigatoriamente governada por alguém dotado de uma rigorosa formação filosófica.

Platão desenvolve uma concepção organicista de Estado.

Platão acreditava que existiam três espécies de virtudes baseadas na alma, que corresponderiam às bases da pólis: A primeira virtude era a da sabedoria, deveria ser a cabeça do Estado, o governante, pois utiliza a razão. A segunda espécie de virtude é a coragem, deveria ser o peito do Estado, isto é, os soldados ou guardiães da pólis, pois sua alma é imbuída de vontade. A terceira virtude, a temperança, que deveria ser o baixo-ventre do Estado, ou os trabalhadores, pois sua alma orienta-se pelo desejo das coisas sensíveis.

O homem para Platão era dividido em corpo e alma. O corpo era a matéria e a alma era o imaterial e o divino que o homem possuía. Enquanto o corpo está em constante mudança de aparência, a alma não muda nunca. Desde quando nascemos, temos a alma perfeita, porém não sabemos. As verdades essenciais estão inscritas na alma eternamente, porém, ao nascermos, nós as esquecemos, pois a alma é aprisionada no corpo.


Para Platão a alma é divida em três partes:
             Racional: cabeça; esta tem que comandar as outras duas partes. Sua virtude é a sabedoria ou prudência.
                 Irascível: tórax; parte da força, dos sentimentos. Sua virtude é a coragem.
          Concupiscente: baixo ventre; apetite, desejo, mesmo carnal (sexual), ligado ao libido. Sua virtude é a moderação ou temperança.

Platão propôs na República o plano de uma sociedade dividida em três classes principais correspondentes às funções da alma: o elemento apetitoso, o elemento corajoso e o elemento racional.

A primeira classe seria representada pelo elemento apetitoso, formada pela classe mais baixa composta por lavradores, comerciantes, navegantes e artesãos. A função dessa classe seria a produção e a distribuição dos bens materiais para a manutenção da vida na cidade. Essa classe poderia possuir bens particulares e construir famílias.

A segunda classe, formada pelo elemento coragem seria composta pelos soldados ou militares. Sua missão seria a proteção da cidade. A essa classe deveria dar uma educação especial, e dela, sairiam por um processo de seleção, os membros da terceira classe, destinados a exercer as funções de governo.
A terceira classe compreenderia o elemento racional, e seria composta por uma aristocracia que, devido a sua aptidão para a filosofia, exerceriam as funções do governo. Essa classe teria a missão de legislar, velar pelo cumprimento das leis, organizar a educação e administrar a cidade. Seus membros deveriam ser prudentes e sábios, deveriam ser filósofos.

De cada uma dessas classes esperava-se a realização das tarefas para as quais tinha maior aptidão.
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A cidade justa é organizada pela justa medida, ou seja, onde cada cidadão ocupa seu lugar designado por sua natureza.
A cidade seria um grande todo integrada por indivíduos com atividades e interesses muito distintos, mas com um funcionamento ordenadamente e harmônico.

5 comentários:

  1. Vc é o cara! Conteúdo sensacional,com ótima compreensão ao leitor!

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  2. Continue assim Michel. Exemplo de ser humano., Parabéns, seu conteúdo é magnifico.

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  3. Seria aplicável no Brasil?

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