quinta-feira, 12 de setembro de 2019

A NÃO-CIDADANIA E COISIFICAÇÃO (SOCIOLOGIA 3º ANO) EXERCÍCIOS SOBRE O TRABALHO E A ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA

LEIA O TEXTO ABAIXO COM ATENÇÃO, REFLITA COM OS SEUS COLEGAS E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO: 1) Qual é o tema e categorias discutidos no texto? 2) O que é o trabalho escravo contemporâneo? 3) Quais são os quatro elementos que configuram uma situação de trabalho escravo? 4) Qual Artigo do Código Penal brasileiro afirma que o trabalho escravo é crime? O que é previsto em tal Artigo? 5) De acordo com o gráfico: Trabalhadores libertados entre 2003 e 2014, qual é a atividade ocupa a maior taxa de ocupação de trabalhadores sem os direitos respeitados? 6) De acordo com o gráfico: Trabalhadores libertados por Estado, qual Estado tem mais trabalhadores libertados? E qual é o número? 7) De acordo com o texto, quais são os itens que configuram ANULAÇÃO DA DIGNIDADE no trabalho escravo contemporâneo? 8) Qual é o perfil do trabalhador escravo? 9) Quais Orgãos são responsáveis pela denúncia de trabalho escravo? 10) Como atender um pessoa que foi libertada das condições de trabalho escravo? 11) Quais programas o trabalhador pode acessar? 12) Cite três direitos, dos quais o trabalhador libertado tem? 13) De acordo com o gráfico: Mais de 50 mil trabalhadores resgatados entre 1995 e 2016 (página 2), qual é o perfil do trabalhadores libertos?

5 comentários:

  1. Respostas
    1. A fórmula da circunferência de um círculo é C= π*d = 2*π*r. Assim, pi é igual à circunferência dividida pelo diâmetro. Leve os números a uma calculadora; o resultado vai se aproximar de 3,14.

      Excluir
  2. A não cidadania é a não possibilidade de ser cidadão, ocorre quando as estruturas sociais não permitem que o cidadão tenha condições de ter uma vida digna com o seus direitos respeitados.

    ResponderExcluir

Refletindo sobre a ética na atuação do Organismo Internacional ONU ( 2° Ano - Novo Ensino Médio - 4°Bimestre)

Acesse o site, disponível em: https://infoonu.wordpress.com/2012/11/16/criticas-a-atuacao-da-onu/ -Leia o texto: Críticas a atuação...