sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

O QUE É SOCIOLOGIA?

Resultado de imagem para durkheim e os fatos sociais
Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas e as sociedades.
É uma ciência que, assim como Geografia, Filosofia e História, pertence a área das ciências humanas.
Os métodos de estudo da sociologia envolvem técnicas qualitativas (descrição detalhada de situações e comportamentos) e quantitativas (análise estatística).
A sociologia surgiu no século XVIII como disciplina de estudo sobre as consequências de dois grandes acontecimentos, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que causaram profundas transformações econômicas, políticas e culturais na sociedade daquele período.
A Sociologia, na sua origem, tinha como objetivo compreender o surgimento da modernidade e os seus efeitos sobre a sociedade e sobre a vida dos indivíduos, isto é, ao processo de modernização.
Esse processo é caracterizado pelo surgimento de uma sociedade urbana, industrial, racionalista, capitalista e laica.
Isso gerou um novo sistema de estratificação social e modificou as relações sociais, que passaram a ser objeto de estudo da sociologia.
A sociologia é uma ciência inaugurada pelo francês August Comte (1798-1857) que basicamente, se ocupa com as observações do que é repetitivo nas relações sociais e sociedades com o objetivo de formular teorias.
*Para refletir: O que se repete constantemente em nossa sociedade?
Resultado de imagem para durkheim
Para o pensador Émile Durkheim, a sociologia tem como objeto de estudo; os fatos sociais, pois decorrem da vida em sociedade.
O que são fatos sociais?
Segundo o pensador Émile Durkheim; “os fatos sociais consistem em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotados de um poder coercitivo em virtude do qual se lhe impõem. O fato social é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentado existência própria. “AS REGRAS DO MÉTODO.
Segundo Emile Durkheim, os Fatos Sociais constituem o objeto de estudo da Sociologia,
Pretendia tornar a Sociologia uma ciência tão racional e objetiva como a matemática.
Pode-se perguntar aqui: mas os seres humanos não são lógicos, mudam o tempo todo, possuem sentimentos e vontade própria e, nem sempre agem racionalmente e por consequência, as sociedades também são mutáveis, a partir desse pressuposto como criar uma ciência racional e objetiva a partir do estudo das relações sociais?
Para Durkheim, os fatos sociais eram vistos como coisa, ou seja, algo objetivo capaz de ser analisado, estudado, compreendido e explicado racionalmente. E também, variam de cultura para cultura e tem como base a moral social de cada sociedade, estabelecendo um conjunto de regras e determinando o que é certo ou errado, permitido ou proibido.
Sendo assim, segundo Durkheim é possível o estudo sociológico se seu objeto de estudo for os fatos sociais, isto é aquilo que predomina no todo social.

AS 3 CARACTERÍSTICAS DOS FATOS SOCIAIS
· Coercitividade - característica relacionada com a força dos padrões culturais do grupo que os indivíduos integram. Estes padrões culturais são fortes de tal maneira que obrigam os indivíduos a cumpri-los.
· Exterioridade - esta característica transmite o fato desses padrões de cultura serem "exteriores aos indivíduos", ou seja, ao fato de virem do exterior e de serem independentes das suas consciências.
· Generalidade - os fatos sociais existem não para um indivíduo específico, mas para a coletividade. Podemos perceber a generalidade pela propagação das tendências dos grupos pela sociedade, por exemplo. Para Émile Durkheim, fatos sociais são "coisas".
Exemplos de fatos sociais: Constituição Federal, moeda, idioma, costumes, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletindo sobre a ética na atuação do Organismo Internacional ONU ( 2° Ano - Novo Ensino Médio - 4°Bimestre)

Acesse o site, disponível em: https://infoonu.wordpress.com/2012/11/16/criticas-a-atuacao-da-onu/ -Leia o texto: Críticas a atuação...